Dia mundial da luta contra o câncer: Informe-se e engaje-se na prevenção

O dia 8 de abril foi instituído pela Organização Mundial da Saúde como o Dia Mundial da Luta Contra o Câncer para de ajudar na prevenção, trazer informações e apoiar os pacientes que enfrentam a doença.

Em linhas gerais, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) define câncer como um termo que abrange mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas que têm em comum o crescimento desordenado de células que podem invadir tecidos adjacentes ou órgãos à distância. Tais células tendem a ser agressivas e incontroláveis, a ponto de determinarem a formação de tumores.

Ao longo dos anos, pesquisas e descobertas científicas incrementaram a prevenção para determinados tipos de tumores, bem como o desenvolvimento de recursos de diagnósticos, tratamentos e prestação de serviços oncológicos no Brasil.

Da mesma forma, campanhas e projetos de informação têm contribuído amplamente para a compreensão da doença, como, por exemplo, o uso de fitas de cores variadas – a precursora foi a rosa, símbolo de prevenção do câncer de mama.

Ainda assim, a doença está entre as quatro principais causas de morte antes dos 70 anos de idades na maioria dos países. No Brasil, somente na última década, o INCA registrou um aumento de 20% no número de diagnósticos.

O Dia Mundial da Luta Contra o Câncer vem, portanto, para auxiliar no enfrentamento desse quadro.

Se a melhor defesa é a prevenção, vale sempre ficarmos atentos a alguns fatores de risco para o câncer, como histórico familiar, dietas, infecções, tabagismo, uso excessivo de medicamentos, mutações genéticas e questões ambientais, como ar e água contaminados por poluentes.

Do ponto de vista prático, considere:
✅ Não fumar;
✅ Evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas;

✅ Alimentar-se de maneira saudável, evitando alimentos ultraprocessados;

✅ Praticar atividades físicas;

✅ Fazer exames periódicos;

✅ Manter-se em dia com as vacinações;

✅ Evitar exposição excessiva e desprotegida à radiação solar.

Entre os homens, os principais tipos de tumores são os de próstata, pele, cólon, reto e pulmão. Já entre as mulheres, predominam os de mama, pele, cólon, reto, pulmão e colo de útero. Essas também são estatísticas importantes para se tomar os devidos cuidados e prevenções.

Para mais informações e se engajar na conscientização, não deixe de acessar o site oficial do Instituto Nacional de Câncer: https://www.gov.br/inca/pt-br.