12 de abril, dia de celebrar a atuação dos Obstetras

São Zenão de Verona nasceu na Mauritânia e é conhecido como o santo protetor dos bebês e das crianças. Sua citação é importante hoje porque foi em homenagem a ele que se instituiu o Dia do Obstetra, comemorado nesse 12 de abril.

Obstetra vem do latim obstetrix, derivado do verbo obstrare, que significa “ficar ao lado de”, característica fundamental do exercício dos obstetras, profissionais que acompanham as mulheres durante a gestação até o período pós-parto.

Segundo o Guia da Demografia Médica no Brasil, publicado em 2023, o número de profissionais dedicados à obstetria já representa 7,5% das especialidades médicas do nosso país, demonstrando a importância dessa atuação junto às mulheres em um dos momentos mais importantes de suas vidas.

Obstetras são profissionais trainados para cuidar de todas as questões relacionadas à reprodução feminina, garantindo o bem-estar da gestante e que o parto da criança ocorra da melhor maneira possível. Eles são diferentes dos ginecologistas, por exemplo, responsáveis por tratar apenas da saúde íntima feminina.

A orientação é que as mulheres procurem um obstetra inclusive quando já desejarem planejar uma gravidez. Eles darão as devidas orientações sobre como, por exemplo, manter uma alimentação saudável, administrar as mudanças no corpo, educar a família, atender às necessidades dos recém nascidos, entre outros fatores para uma gestação saudável.

Também são fundamentais em momentos mais alarmantes ou críticos, como em casos de sangramento na gestação, inchaço, febre, dores, vômitos excessivos e perda de líquido vaginal.

É pelo carinho e cuidado com as mães brasileiras que, hoje e sempre, celebramos a atuação dos obstetras! Parabéns!